SisU 2026: Inscrições abrem em 19/01! O SisU de 2026 terá 274.800 vagas em 7.388 cursos, com abertura de inscrições em 19/01. Confira os detalhes!
As inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2026 abrirão em 19 de janeiro. O período de inscrição será exclusivo pela internet, até o dia 23 de janeiro. A edição do Sisu contará com a participação de 136 universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica, oferecendo um total de 274.800 vagas em 7.388 cursos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A inscrição é gratuita e os candidatos poderão escolher até duas opções de vagas. O cadastro e alertas são fornecidos pelo Poder360, com concordância aos termos da LGPD. Para concorrer às modalidades de reserva de vagas, como a Lei de Cotas e ações afirmativas das instituições, é necessário preencher o cadastro socioeconômico e indicar as modalidades desejadas.
Segundo o Ministério da Educação, o processo seletivo terá apenas uma etapa de inscrição. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro de 2026. A matrícula nas instituições começa a partir de 2 de fevereiro de 2026.
A partir de 2026, o Sisu considerará os resultados das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025), utilizando a nota da edição que resulte na melhor média ponderada para cada curso. Em caso de empate na média ponderada, a instituição avaliará a nota mais alta em uma das disciplinas, seguindo uma ordem de prioridade.
Apenas candidatos que participaram de uma ou mais edições do Enem com nota superior a zero na redação e que não foram treineiros (estudantes que não concluíram o ensino médio e realizaram o exame para autoavaliação) poderão se inscrever no Sisu de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As instituições preencherão as vagas de acordo com a classificação dos candidatos. Aqueles não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse na lista de espera, no período de 29 de janeiro até 2 de fevereiro de 2026.
A classificação dos candidatos será feita para as modalidades de ampla concorrência e, posteriormente, observada a proporção de estudantes de escolas públicas, com baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas, para a oferta de vagas reservadas.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!