Sistema Cantareira: Restrição Persiste em 2026 para Região Metropolitana de SP

Sistema Cantareira: Ana e SP-Águas anunciam Faixa 4 de Restrição a partir de 2026 para Região Metropolitana de São Paulo.

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Agência de Águas do Estado de São Paulo (SP-Águas) comunicam que o Sistema Cantareira, principal fonte de água para a Região Metropolitana de São Paulo, permanecerá na Faixa 4 – Restrição a partir de 1º de janeiro de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa decisão ocorre devido ao volume útil atual do sistema, que se encontra entre 20% e 30%. Em 31 de dezembro, o sistema registrou 20,18% de seu volume útil, uma diminuição em relação aos 20,99% observados na data anterior.

Operação em Restrição

A operação do Sistema Cantareira é baseada em faixas definidas pela quantidade de água armazenada. Com o volume ainda acima do limite de 20%, o sistema continuará operando na Faixa 4 – Restrição. No entanto, caso o nível do Cantareira caia abaixo de 20%, o sistema entrará na Faixa 5 – Especial, com restrições ainda mais severas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recomendações e Medidas

As agências reforçam a importância da adoção de medidas operacionais de gestão da demanda pela Sabesp. Recomenda-se também a adoção de medidas pelos demais usuários para preservar o volume de água nos reservatórios do sistema. O objetivo é evitar que o nível chegue ao volume morto ou à faixa de emergência, o que comprometeria o abastecimento de água na região.

Utilização de Recursos Adicionais

A Sabesp poderá continuar retirando até 23 metros cúbicos por segundo (m³/s) em janeiro de 2026, conforme a Resolução Conjunta Nº 925/2017. Além disso, a Sabesp poderá utilizar a água da bacia do Rio Paraíba do Sul, represada na Usina Hidrelétrica (UHE) Jaguari, para auxiliar o Cantareira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Essa transfusão de água de um reservatório mais cheio para um que precisa de abastecimento é uma medida crucial para garantir o fornecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo.

Monitoramento Contínuo

A ANA e a SP Águas fazem o acompanhamento diário dos dados de níveis da água, vazão e volume armazenado, avaliando se as regras de operação vigentes são adequadas para a gestão dos recursos hídricos do Sistema Cantareira. O sistema abastece cerca de metade da população da Região Metropolitana de São Paulo e contribui para o atendimento dos usos múltiplos da água, com destaque para o abastecimento nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Sair da versão mobile