Detenções de jornalistas na Venezuela geram alerta. Sindicato relata prisões de 14 profissionais, incluindo repórteres internacionais e nacionais. Exigem garantias e fim da perseguição
O Sindicato Nacional de Trabalhadores da Imprensa da Venezuela (SNTP) informou sobre a detenção de 14 jornalistas e trabalhadores da imprensa em Caracas. De acordo com a entidade, 13 dos profissionais atuavam para agências e veículos internacionais, enquanto 1 trabalhava para um meio de comunicação nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação levanta sérias preocupações sobre o direito à liberdade de imprensa no país.
Segundo o comunicado divulgado na plataforma X, 13 jornalistas foram liberados sem passar por formalidades com as autoridades. Um profissional foi deportado. Não foram divulgadas informações sobre as nacionalidades dos detidos. O sindicato relatou que houve revista de equipamentos, desbloqueio forçado de celulares e rastreamento de chamadas, mensagens e atividades nas redes sociais dos jornalistas.
Apesar das liberações, o SNTP classifica o quadro como “alarmante”, com 23 jornalistas e trabalhadores de meios de comunicação ainda presos no país. A organização exige garantias para o exercício livre do jornalismo, o fim da perseguição e a libertação dos profissionais detidos.
O sindicato relata que, pelo menos 3 jornalistas foram detidos por agentes da DGCIM (Direção Geral de Contrainteligência Militar), sob o comando da Guarda Nacional no Palácio Legislativo. Os profissionais foram submetidos à verificação de celulares, com exigência de senhas e inspeção de fotos, contatos, conversas, áudios, contas em redes sociais, e-mails e arquivos na nuvem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As detenções ocorreram em um contexto político após a situação de Nicolás Maduro e sua esposa, envolvendo forças norte-americanas. A Assembleia Nacional, controlada pelo regime chavista, reelegeu Jorge Rodríguez como presidente. Delcy Rodríguez foi empossada como presidente interina, tornando-se a primeira mulher a chefiar o Executivo venezuelano.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!