Simone Tebet reforça compromisso fiscal com Brasil. Ministra do Planejamento destaca recorde na arrecadação e busca por equilíbrio econômico.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reiterou nesta segunda-feira (24) o compromisso do governo federal com a responsabilidade fiscal e o equilíbrio entre o crescimento econômico e o controle da inflação. Durante o almoço anual da Febraban, Tebet enfatizou que, apesar dos esforços, o avanço das reformas fiscais foi mais lento do que o desejado, em parte devido à influência de grupos de interesse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ministra destacou a importância da colaboração com o setor bancário e o mercado financeiro, buscando um diálogo construtivo para promover a responsabilidade fiscal. Ela ressaltou a necessidade de que a mensagem sobre a importância do controle dos gastos públicos e da responsabilidade fiscal seja amplamente difundida, envolvendo tanto o Poder Executivo quanto o Congresso Nacional.
Tebet defendeu um planejamento orçamentário mais robusto, citando exemplos de países asiáticos que conseguiram estabelecer metas de médio e longo prazo, utilizando indicadores e dados concretos para orientar os investimentos. A ministra enfatizou que o simples fato de gastar muito não é positivo, e que gastar de forma ineficiente é ainda mais prejudicial.
A ministra informou que o país está encerrando o ano de 2025 em uma situação economicamente melhor do que o inicialmente previsto, apesar dos desafios, como o elevado nível da taxa de juros. Ela também apontou que o potencial de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil precisa ser reavaliado, deixando de lado a estimativa inicial de 1,5%.
A ministra destacou que a arrecadação federal atingiu um recorde, alcançando R$ 261,9 bilhões em outubro. Ela também confirmou que não haverá novos gastos públicos em 2026, mas que será necessário avançar no corte de gastos, especialmente nos benefícios tributários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ministra ressaltou a importância de abandonar o “enxugar gelo” e adotar uma abordagem mais estratégica no planejamento orçamentário.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!