Shell conquista licença EBN e inicia operações no Brasil com navio DP Ametista Brasil, impulsionando a logística do pré-sal.
A Shell anunciou, nesta sexta-feira (9 de janeiro de 2026), que se tornou a primeira empresa internacional de óleo e gás a obter a licença para operar como Empresa Brasileira de Navegação (EBN). A autorização possibilita à companhia a utilização de navios registrados no Brasil, com tripulação composta por profissionais locais, em estrita conformidade com as regulamentações nacionais de navegação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Este marco representa um avanço significativo na estratégia da empresa no país.
A operação inicial será conduzida pelo navio-tanque aliviador DP Ametista Brasil, embarcação registrada no Brasil e que contará com uma tripulação de 48 marítimos brasileiros. O navio desempenhará um papel crucial no transporte de petróleo, especialmente nas operações relacionadas ao pré-sal, integrando a logística da Shell no Brasil.
Segundo o gerente comercial da Shell Brasil, Vinicius Mazzei, a obtenção da licença EBN traz ganhos de eficiência, otimização de custos e contribui para a redução das emissões de carbono. A operação visa a otimizar a logística, diminuindo deslocamentos e, consequentemente, o consumo de combustível e as emissões associadas.
A Shell está presente no Brasil desde 1913, atuando em diversas áreas, incluindo Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e Energias Renováveis. A empresa trabalha em parceria com outras empresas para a distribuição de combustíveis e comercializa produtos ambientais e energia no mercado livre, buscando atender à demanda por energia de forma responsável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!