Retomada do Setor Hoteleiro em São Paulo e Interior
O período de fim de ano, compreendendo o recesso, férias escolares, Natal e Ano Novo, tradicionalmente representa um período de menor atividade para o setor hoteleiro. No entanto, para o estado de São Paulo, essa conjuntura se inverte, com um dos períodos mais aquecidos do calendário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 2025, o segmento hoteleiro paulista deverá faturar R$ 340 milhões na curta semana entre Natal e Ano Novo, um crescimento de 5% em relação aos R$ 323 milhões registrados em 2024, conforme dados da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares paulista (Fhoresp).
Projeções de Ocupação e Impacto Econômico
A taxa de ocupação nos estabelecimentos paulistas segue uma tendência de crescimento, com projeções de superar os números de 2024. Esse cenário é impulsionado pelo fenômeno consolidado do brasileiro de retornar à família no Natal e, em seguida, celebrar o Ano Novo com amigos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A retomada do turismo, em especial, gera vagas de emprego e impulsiona o desenvolvimento econômico e social, conforme destaca o diretor-executivo da Fhoresp, Edson Pinto.
Cidades do Interior e Litoral em Destaque
As cidades do interior, vocacionadas ao lazer e ao turismo de aventura, apresentam uma estimativa de ocupação de 72% em 2025, um aumento de 5% em relação aos 67% registrados em 2024. O litoral paulista, por sua vez, deve repetir o índice de 2024, com uma taxa de ocupação de 65%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A região litorânea se destaca, com projeções de 96,5% de ocupação em 2025, um aumento significativo em relação aos 92% de 2024, impulsionada pelo desejo de muitos paulistas de “pular sete ondinhas” na virada do ano.
São Paulo e Eventos como Impulsionadores
A capital paulista também contribui para o aquecimento do setor hoteleiro. Apesar do esvaziamento da cidade por parte de quem busca o litoral e o campo, a cidade ainda atrai um público significativo, com uma projeção de 55% de ocupação no Réveillon, impulsionada por eventos tradicionais como a Corrida de São Silvestre e o Réveillon da Avenida Paulista.
Em 2024, esse índice foi de 51%. O diretor de Jogos e Hospitalidade da Fhoresp, Bruno Omori, ressalta que o levantamento indica aumento na procura da rede hoteleira e, consequentemente, ganhos significativos para o setor nestas últimas duas semanas de dezembro, com a possibilidade de parte deste aquecimento se manter em janeiro de 2026, mês de férias escolares e de alto verão, conveniente para as famílias viajarem.
Retomada do Turismo em São Paulo
Na avaliação do diretor-executivo da Fhoresp, o Turismo paulista vive um dos seus melhores momentos pós-pandêmico da Covid-19. Entre 2020 e 2022, o setor enfrentou uma queda vertiginosa em razão das restrições impostas pelas autoridades sanitárias.
Edson Pinto acredita que há margem para ainda mais crescimento, pois após a pandemia do Novo Coronavírus, muitas pessoas inverteram suas prioridades e colocaram as viagens em primeiro plano. O Brasil e o estado de São Paulo estão se consolidando como grandes potências e polos de Turismo e de investimentos.
