Setembro Vermelho: 80% das doenças cardiovasculares são preveníveis, afirma cardiologista

A cada 40 segundos, uma pessoa falece no país devido a essas doenças.

09/09/2025 11:09

2 min de leitura

Setembro Vermelho: 80% das doenças cardiovasculares são preveníveis, afirma cardiologista
(Imagem de reprodução da internet).

As doenças cardiovasculares permanecem como a principal causa de morte no Brasil e no mundo. A cardiologista Thaís Moreno, entrevistada no Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, ressalta que uma morte ocorre a cada 40 segundos no país devido a essas enfermidades. O dado, que representa 350 mil mortes anualmente, é proveniente de uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, publicada em 2020.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aviso se torna válido durante o Setembro Vermelho, campanha que ressalta a relevância da prevenção. Moreno aponta que 80% de todos os casos poderiam ser evitados com alterações no estilo de vida. “80% dessas doenças que mais matam no Brasil e no mundo são completamente evitadas com estilo de vida saudável”, assegura.

Entre os exemplos de doenças cardiovasculares, menciona o infarto agudo do miocárdio, o acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame, a hipertensão arterial sistêmica e doenças da aorta, como a dissecção.

Hábitos que reduzem riscos

Entre as recomendações, o médico cita a alimentação natural, rica em frutas, verduras e legumes, e a prática de atividade física regular. “A atividade física deveria ser o número um da prescrição do médico, porque eu não conheço nenhuma doença que a atividade física não cure ou não previna”, defende.

É fundamental evitar o tabagismo, o uso de drogas ilícitas e o consumo excessivo de álcool, além de gerenciar o estresse, equilibrar trabalho e lazer e garantir a qualidade do sono. “Dormir é um evento. É quando percebemos nosso DNA de erros que ocorreram durante o dia”, completa.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Realização de exames preventivos

A cardiologista recomenda que, mesmo sem histórico familiar, a consulta médica deva ser iniciada a partir dos 40 anos. O exame pode incluir eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, exames de sangue e avaliação do fígado. “É recomendado que mesmo que você não tenha fatores de risco acima dos 40 anos, faça esse acompanhamento”, orienta.

Thaís aponta que mulheres apresentam um risco cardiovascular inferior até a menopausa, em virtude da proteção hormonal proporcionada pelo estrogênio. “Esse risco se iguala após a menopausa devido à diminuição desse efeito protetor”, pondera.

Cuidados diários

Para ela, a principal reflexão do Setembro Vermelho é sobre a responsabilidade individual nos cuidados diários. “Quando eu trago que 80% de todas as doenças cardiovasculares são completamente evitadas com estilo de vida saudável, você precisa olhar internamente e [pensar]: o que eu estou fazendo para eu ter essa saúde que eu tanto desejo?” , provoca.

Para audir e visualizar.

O programa Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Fonte por: Brasil de Fato

Autor(a):