Serguei Lavrov acusa Europa de atacar Rússia e ameaça “resposta decisiva”
Trump defende derrubada de aeronaves da Otan; Lavrov anuncia “resposta decisiva” à agressão à Rússia.

Tensão Crescente: Rússia Alerta Sobre ‘Resposta Decisiva’ e Incidentes com Drones na Europa
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, emitiu um alerta neste sábado (27), afirmando que qualquer “agressão” contra seu país acionaria uma “resposta decisiva”, após declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que defendia a derrubada de aeronaves russas que violassem o espaço aéreo da OTAN. “A Rússia é praticamente acusada de planejar um ataque contra países da OTAN e da União Europeia”, declarou Lavrov na Assembleia Geral da ONU.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Rússia não tem, e nunca teve, tais intenções. Mas qualquer agressão contra meu país desencadeará uma resposta decisiva. Não deve haver dúvidas sobre isso”, acrescentou o ministro, evidenciando a crescente tensão entre as nações.
Incidentes com Drones na Europa Desatam Preocupações
Novos drones foram avistados na Dinamarca, em uma noite de sexta-feira (26), sobre a maior base militar do país, conforme informou a polícia no sábado (27), o mais recente de uma série de incidentes que o governo descreveu como um “ataque híbrido”. A vizinha Noruega também investiga “possíveis observações de drones” perto de sua maior base militar, Orland, onde seus caças F-35 estão estacionados.
Os misteriosos avistamentos levaram ao fechamento de vários aeroportos. Copenhague sediará uma cúpula da União Europeia reunindo chefes de governo na quarta e quinta-feira, e o governo dinamarquês aceitou a oferta da Suécia de fornecer sua tecnologia antidrones para garantir o bom andamento da reunião. As autoridades dinamarquesas confirmaram à AFP “um incidente por volta das 20h15 (15h15 no horário de Brasília) que durou várias horas. Um ou dois drones foram avistados do lado de fora e acima da base aérea de Karup.”
Investigações e Medidas de Segurança
O porta-voz da polícia Simon Skelsjaer disse que os drones não foram derrubados e que a polícia não pode comentar sobre a origem dos dispositivos. A polícia e o exército trabalham juntos na investigação, afirmou Skelsjaer. A base de Karup compartilha suas pistas com o Aeroporto de Midtjylland, que teve que fechar brevemente, embora nenhum voo tenha sido afetado pois não havia voos comerciais programados, acrescentou Skelsjaer.
Leia também:

Trump acusa Lisa Monaco e celebra acusação contra Comey

Li Qiang critica na ONU imposição de tarifas americanas e alerta sobre “mentalidade da Guerra Fria”

Jovens assassinadas em direto na Argentina: Prisões e protestos após horroroso crime
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*Com informações da AFP*