Senador Antonio Vieira anuncia CPI para investigar crime organizado. Início previsto para 4 de novembro, com foco em violência e atuação de facções em todo o país
O senador da MDB-SE, Antonio Vieira, anunciou nesta quarta-feira, 29 de outubro de 2025, que o Senado instalará a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o crime organizado na próxima terça-feira, 4 de novembro. A iniciativa surge em resposta à crescente escalada da violência e à atuação de facções criminosas em diversas regiões do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vieira criticou o que ele considera décadas de abandono pelo poder público, corrupção e incompetência como fatores que contribuíram para o avanço do crime organizado. Ele mencionou planos de assassinato de autoridades em São Paulo e uma “guerra urbana” com dezenas de mortos em 24 horas no Rio de Janeiro, além do avanço das facções no Norte e Nordeste.
A CPI investigará o avanço de facções criminosas, o envolvimento de agentes públicos com o crime organizado e falhas nas políticas de segurança. O senador defende a necessidade de medidas de enfrentamento estruturais e a coordenação de esforços entre governos estaduais, União e sociedade civil.
Uma operação policial no Rio de Janeiro, que mobilizou cerca de 1.000 agentes, teve como alvo líderes do Comando Vermelho em comunidades da zona norte da capital. A ação resultou na morte de quatro policiais. Moradores levaram pelo menos 70 corpos para a praça São Lucas, no Complexo da Penha.
O governador (PL) informou que o balanço estadual aponta oficialmente 58 mortos, sendo 54 suspeitos de integrar o crime organizado e 4 policiais (2 civis e 2 militares). O senador enfatizou que a criação da CPI não é uma pauta eleitoreira, mas uma resposta à urgência nacional e à necessidade de soluções para a tragédia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!