Senador Viana convoca Vorcaro e Cardamone para depoimento na CPMI do INSS. Investigação apura fraudes com descontos de aposentados.
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana, anunciou a convocação do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, e do ex-presidente do Banco BMG, Luiz Félix Cardamone Neto, para depoimento na comissão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dois são investigados em relação a fraudes envolvendo descontos irregulares de aposentados e pensionistas. Os depoimentos estão marcados para a próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro.
A CPMI está investigando suspeitas de fraudes e irregularidades na oferta e concessão de empréstimos consignados a beneficiários do INSS. O senador Carlos Viana ressaltou que a comissão adotará todas as medidas legais necessárias para garantir que os fatos sejam totalmente esclarecidos.
O senador Viana também defendeu a prorrogação dos trabalhos da CPMI, que apura as fraudes e iniciou a coleta de assinaturas para estender o prazo de funcionamento do colegiado. O encerramento da comissão está previsto para 28 de março, mas o senador acredita que é necessário aprofundar a apuração dos fatos.
A CPMI realizou 29 reuniões entre agosto e dezembro de 2023. Em 2024, a comissão ouviu 26 testemunhas, incluindo Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. O relator da comissão, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), classificou Antunes como “autor do maior roubo a aposentados e pensionistas da história do Brasil”, apontando que ele movimentou R$ 24,5 milhões em cinco meses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Devido a depoimentos contraditórios e o uso de habeas corpus para proteger testemunhas, a CPMI emitiu ordens de prisão para Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), e Jucimar Fonseca da Silva, ex-coordenador-geral de pagamentos e benefícios do INSS.
Até janeiro de 2026, a CPMI analisou 4.800 documentos, 73 requerimentos de informação e quebrou 48 sigilos, identificando 108 empresas suspeitas e movimentações financeiras incompatíveis no valor de mais de R$ 1,2 bilhão.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!