Senador Renan Calheiros suspende tramitação de projeto que dobria taxação de criptomoedas e fintechs após recuo da Câmara dos Deputados.
A reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, agendada para terça-feira (18), que envolvia a votação de um projeto com medidas que dobram a taxação de criptomoedas e elevam a CSLL para fintechs e instituições financeiras, foi cancelada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi tomada após a Câmara dos Deputados sinalizar que não pretende analisar a proposta neste momento.
O presidente da CAE, senador Renan Calheiros, confirmou à reportagem a suspensão da análise, justificando a medida pela falta de sinalização favorável da outra Casa legislativa. Ele decidiu dar um prazo adicional de sete dias para que a Câmara avalie o projeto.
A proposta original também incluía a criação de um programa de regularização tributária para pessoas físicas de baixa renda.
Inicialmente, a CAE planejava que o projeto fosse votado em sessão terminativa, e, caso aprovado, seguiria diretamente para a Câmara. No entanto, o recuo da Câmara dos Deputados levou Renan a adiar a deliberação. Durante as negociações, o relator Eduardo Braga (MDB-AM) buscava garantias do governo e acordos sobre pontos considerados sensíveis, como a estimativa da arrecadação com apostas online ilegais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, as negociações visavam um compromisso público de fiscalização envolvendo a Receita Federal, a Polícia Federal e a Coaf, além de um texto final que minimizasse o potencial de “lobby excessivo” no Congresso. A retomada da discussão está prevista para a próxima semana, caso haja convergência entre as duas casas legislativas em relação à tramitação do projeto.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!