Senador Girão Busca Apoio nos EUA para Questão de Presos Políticos
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) iniciou uma viagem aos Estados Unidos nesta terça-feira (20) com o objetivo de dialogar com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), e com membros do Congresso norte-americano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa visa abordar a situação de presos políticos no Brasil, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Girão declarou à Jovem Pan que as reuniões programadas para esta semana contarão com a presença de assessores do Senado que compõem a Comissão de Direitos Humanos. Ele enfatizou que a discussão não se limitará à situação de Bolsonaro, mas também incluirá a análise da situação de outros indivíduos considerados presos políticos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O senador ressaltou que a viagem internacional busca denunciar o que ele considera “violações das liberdades individuais” e “uma ditadura da toga” no Brasil. A iniciativa ocorre em paralelo com a mobilização do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que está conduzindo uma marcha até Brasília.
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, anunciou que a Corte Interamericana de Direitos Humanos aceitou um pedido apresentado por ela e outros parlamentares para investigar as condições de encarceramento de Jair Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Segundo a senadora, há suspeitas de violações de direitos humanos tanto na condenação quanto na forma de execução da pena.
Damares Alves argumenta que, devido à idade do ex-presidente (mais de 70 anos) e a problemas de saúde, o cumprimento da pena em regime fechado seria um tratamento inadequado. A senadora alega que a situação configura um tratamento degradante.
Jair Bolsonaro cumpre pena desde novembro em uma sala da Superintendência da Polícia Federal em Brasília. Ele foi condenado em setembro por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro.
Esta viagem se junta a outras iniciativas de parlamentares da oposição que já buscaram apoio internacional para o caso de presos políticos.
