Senado aprova PL Antifacção com 64 votos. Projeto busca endurecer punições ao crime organizado e financiar combate à lavagem de dinheiro. Retorna à Câmara.
O Senado Federal aprovou na noite de quarta-feira, 10, o Projeto de Lei (PL) Antifacção. A votação unânime contou com 64 votos, envolvendo tanto a base governamental liderada pelo Presidente Lula, quanto partidos da oposição. O projeto representa um avanço no combate ao crime organizado, com o objetivo de endurecer as penalidades para organizações criminosas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As principais mudanças introduzidas pelo PL visam fortalecer o combate ao crime organizado, estabelecendo novas fontes de financiamento para ações de segurança pública. Além disso, o projeto busca fortalecer as ações de combate à lavagem de dinheiro, uma prática frequentemente associada a atividades criminosas.
Após a aprovação no Senado, o PL retorna à Câmara dos Deputados para uma nova análise. Essa etapa é necessária devido às alterações propostas pelo relator, Alessandro Vieira. Essas modificações visam aprimorar a gestão dos recursos destinados à segurança pública.
Alessandro Vieira propõe a criação de uma nova linha de financiamento dentro do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). O objetivo é destinar recursos exclusivamente para o combate ao crime organizado. O relator também sugere um período de 180 dias para que o governo avalie e reorganize os fundos de segurança pública existentes, como o Funad, Funapol, FNSP e Funpen.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!