Senado americano restringe ações do presidente Trump sobre Venezuela; debate sobre política externa em alta. Aprovada resolução com 47 votos a favor e 52 contra
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, 8 de janeiro de 2026, uma resolução que impede que o presidente (Partido Republicano) tome novas decisões em relação à Venezuela sem a autorização do Congresso. A aprovação ocorreu em um processo simplificado para garantir o avanço da proposta dentro da Câmara.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O documento completo está disponível em formato PDF (239 kB) em inglês.
Os votos foram de 52 a favor e 47 contra. Um ponto notável foi o voto de cinco senadores republicanos que anteriormente apoiavam o então presidente Trump, que se juntaram à aprovação da resolução. A medida representa um importante passo em direção a um maior controle legislativo sobre decisões de política externa.
A aprovação desta resolução segue outras tentativas de aprovação em 2025, quando o governo norte-americano intensificou a pressão sobre a Venezuela, incluindo ações militares direcionadas a embarcações no Pacífico. A resolução surge em um contexto de crescente tensão entre o Legislativo e o Executivo em relação à condução da política externa.
Um evento recente, ocorrido em 3 de janeiro, que envolveu a captura do presidente Nicolás Maduro (PSUV, esquerda), também alimentou o debate sobre os limites do uso de forças militares sem a devida autorização prévia. A resolução agora precisa ser aprovada pela Câmara dos Representantes, onde o Partido Republicano detém a maioria.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aprovação final da resolução dependerá de superar um possível veto presidencial, o que exigiria o apoio de mais de dois terços de ambas as Casas do Congresso. A medida é vista como uma vitória para os congressistas que buscam maior controle legislativo sobre operações militares e decisões de política externa, em consonância com a Constituição dos Estados Unidos, que exige autorização do Legislativo para operações militares prolongadas no exterior.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!