O dólar comercial encerrou a terça-feira, 27 de janeiro de 2026, em R$ 5,206, registrando uma queda de 1,41%. Este valor representa o menor patamar desde 28 de maio de 2024, quando a cotação estava em R$ 5,153. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo, apresentou um desempenho positivo, subindo 1,91% às 17h30, atingindo 182.142 pontos, o maior patamar da série histórica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aguardam-se Decisões de Política Monetária
Investidores aguardam as decisões de política monetária do Brasil e dos Estados Unidos, que serão anunciadas na quarta-feira, 28 de janeiro. O Banco Central do Brasil e o Federal Reserve (Banco Central dos EUA) definirão suas respectivas taxas de juros.
Inflação e Projeções do IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados que mostraram uma desaceleração na taxa mensal do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) de 0,25% em dezembro para 0,22%. Leonardo Costa, economista do , revisou a projeção para a inflação oficial do Brasil, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), para janeiro de 0,33% para 0,30%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele destacou que a qualidade dos preços no setor de serviços foi melhor do que o esperado e que o resultado negativo dos núcleos foi impulsionado por uma surpresa positiva nos bens industrializados, especialmente nos produtos de cuidados pessoais.
Banco Central e Perspectivas Inflacionárias
O Banco Central do Brasil, em sua última ata do Copom (Comitê de Política Monetária), observou sinais de desaquecimento no mercado de trabalho e a persistência de vetores inflacionários adversos. A decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic, será tomada na quarta-feira, 27 de janeiro de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Análise da Economista Mariana Rodrigues
Mariana Rodrigues, economista da , afirmou que o IPCA-15 esteve em linha com as projeções da empresa, mas que o grupo de serviços apresentou uma composição menos negativa. Ela ressaltou que o núcleo de serviços continua pressionado e incompatível com a meta. Apesar do resultado positivo nos bens industrializados, que acelerou, a projeção anual permanece em 4,1%.
