Seleção gaúcha conquista Pan-Americano de 1956! 🏆 A Rádio Farroupilha e Leonel Silveira marcaram época! Reviva o título com narrações e gols épicos. Clique e descubra!
Existem histórias que só não foram esquecidas por causa do rádio. A campanha da seleção gaúcha no Pan-Americano de 1956, realizado no México, é um exemplo. Com um desempenho brilhante, a equipe conquistou o título, um feito que ecoa até hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Rádio Farroupilha teve um papel fundamental, transmitindo ao vivo as partidas com a narração de Leonel Silveira. Após a competição, o profissional da emissora teve a ideia inovadora de lançar um disco com as gravações das partidas. Essa iniciativa, que se estendeu por sete décadas, foi resgatada em 2026.
O pesquisador de rádio Ciro Götz, dono do canal “As vozes do gol” (YouTube), digitalizou o LP. O conteúdo está sendo divulgado, permitindo que os ouvintes revivam os momentos mais marcantes daquela conquista.
Um dos jogos mais emblemáticos foi o empate com a Argentina, que garantiu o título ao Brasil. A partida terminou com o placar de 2×2, com gols de Chinesinho (24) e Yúdica (36) no primeiro tempo, e de Ênio Andrade (13) e Sivori (40) na etapa final.
A seleção brasileira contava com jogadores de grandes clubes como Grêmio, Internacional, Renner, Nacional, Força e Luz, Juventude, Aimoré, Pelotas e Cruzeiro. Ênio Andrade, um dos maiores craques da história do Internacional, Grêmio e Palmeiras, foi o capitão da equipe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após sua carreira como jogador, ele se destacou como treinador, conquistando o título brasileiro invicto pelo Internacional em 1979.
Outro jogador de destaque foi Chinesinho, que posteriormente defenderia as cores do Palmeiras. O técnico da seleção no Pan-Americano foi José Francisco Duarte Júnior, conhecido como Teté, um dos maiores nomes do futebol gaúcho, que comandava o Internacional na época.
O jornal “Jornal dos Sports” estampou a foto dos jogadores na capa da edição de 20 de março de 1956: “Glória aos campeões: este é o magnífico onze que representou o football brasileiro no Pan americano. Os bravos gaúchos escreveram uma página brilhante para o nosso football, logrando, no México, um grande título.”
O pesquisador Ciro Götz continua a preservar e divulgar essa importante relíquia do rádio, oferecendo um mergulho na história do futebol brasileiro.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!