Seleção Brasileira marca época em estreias de Copa do Mundo! Conheça os jogos históricos da Canarinho, com resultados e detalhes das partidas.
Desde 1966, com a instituição das partidas de abertura, a seleção brasileira participou de três jogos de início de Copa do Mundo. Em 1974, sob o comando de Zagallo, a equipe conquistou o título mundial, empatando apenas com a Iugoslávia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O placar foi Brasil 0 a 0 Iugoslávia, em Frankfurt, em 13 de junho de 1974. O Brasil contava com Leão, Nelinho, Luís Pereira, Marinho Perez e Marinho Chagas, além de Piazza, Leivinha e Rivellino, apoiados por Valdomiro, Jairzinho e Paulo Cesar. A Iugoslávia era formada por Enver Maric, Bujan, Hadziabdic, Katalinski e Bogicevic, com Muznic, Oblak e Acimovic, Petkovic, Surjak e Dzajic.
O árbitro da partida foi Rudolf Scheurer, da Suíça.
Em 1974, a seleção brasileira enfrentou a Holanda, que se destacou na Copa, e perdeu. A derrota eliminou o Brasil da disputa pelo terceiro lugar, que ficou em desfavor para a Polônia, com um placar de 1 a 0, marcado por Lato.
Apenas em 1998, com Zagallo novamente no comando, a seleção brasileira retomou a tradição de fazer o jogo de abertura da Copa. O gol de César Sampaio, logo no início do primeiro tempo, garantiu a vitória sobre a Escócia, com o placar de Brasil 2 a 1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O jogo foi realizado em Saint-Denis, com Brasil formado por Taffarel, Cafu, Aldair, Júnior Baiano, César Sampaio, Roberto Carlos, Giovanni (Leonardo), Dunga, Ronaldo, Rivaldo e Bebeto (Denílson). A Escócia era formada por Leighton, Boyd, Calderwood, Hendry, Dailly (T.
McKinlay); Collins, Lambert, Burley, Jackson (B. McKinlay); Durie e Gallacher. O árbitro foi José Maria Garcia-Aranda, da Espanha.
Em 2014, sedes do Brasil, a seleção brasileira iniciou o mundial de virada, superando a Croácia. Neymar brilhou com destaque na atuação.
O placar foi Brasil 3 a 1 Croácia, em São Paulo, em 12 de junho de 2014. O Brasil contava com Júlio César, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo, além de Luiz Gustavo e Paulinho (Hernanes); Oscar, Neymar (Ramires), Fred e Hulk (Bernard).
A Croácia era formada por Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Modric e Rakitic; Perisic, Kovacic (Brozovic) e Olic e Jelavic (Rebic). O árbitro foi Yuichi Nishimura, do Japão.
Apesar do início promissor, a Copa de 2014 ficou marcada pela derrota histórica para a Alemanha, com um placar de 7 a 1 na semifinal.
A seleção brasileira permanece invicta em estreias de mundiais, desde 1938, na França.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!