O seguro-defeso é essencial para pescadores artesanais, e em 2025, suas normas sofrem alterações significativas. Compreenda o que foi modificado, como essas mudanças impactam os pescadores e os requisitos para obter o benefício durante as restrições de pesca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Anualmente, o Governo Federal concede o Seguro-defeso aos pescadores durante o período de reprodução dos peixes, quando a pesca é suspensa. Essa assistência atua como uma espécie de seguro-desemprego, auxiliando com as despesas mensais.
Alterações significativas no Seguro-defeso
Quem tem direito ao Seguro-defeso?
A assistência é voltada sobretudo aos pescadores autônomos que possuem a pesca como principal sustento. Dessa forma, é essencial que esse auxílio alcance famílias que dependem do oceano para sua sobrevivência. A distribuição também leva em conta as famílias dos pescadores, considerando o efeito financeiro do veto à pesca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É fundamental que os pescadores acompanhem as datas de inscrição e documentação. Cronogramas estritos foram estabelecidos para evitar atrasos, assegurando o pagamento do Seguro-defeso no período adequado.
Para informações detalhadas sobre as novas regras, veja a matéria do Governo aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
As revisões do Seguro-defeso são rigorosas, buscando uma aplicação mais eficiente. Entender e adequar-se a estas regulamentações é fundamental para todos os pescadores que dependem deste benefício.
Fonte por: FDR
