Seca de agosto provoca intensa onda de incêndios no Distrito Federal, com 362 pontos de fogo registrados em uma semana

Na segunda-feira (11), contabilizaram-se 77 incidentes que afetaram mais de 187 hectares de área vegetal.

12/08/2025 15:52

1 min de leitura

Seca de agosto provoca intensa onda de incêndios no Distrito Federal, com 362 pontos de fogo registrados em uma semana
(Imagem de reprodução da internet).

Entre os dias 1º e 7 de agosto, o Distrito Federal contabilizou 362 ocorrências de incêndios florestais, conforme dados do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF). No período de julho, foram registradas 278 ocorrências, representando um aumento de aproximadamente 30% nos incêndios florestais.

Um incêndio atingiu a Floresta Nacional de Brasília (Flona) na quinta-feira (7). O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acionou as instituições que compõem o Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Corpo de Bombeiros, Instituto Brasília Ambiental e Parque Nacional de Brasília), totalizando 50 combatentes. O ICMBio não divulgou a área afetada do parque, mas afirmou que o incêndio foi controlado na sexta-feira (8).

Na segunda-feira (11), o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal contabilizou 77 ocorrências de incêndios florestais, que cobriram uma área de 187,85 hectares. As maiores concentrações de atendimentos foram no Núcleo Rural Taquari (64,5 hectares), próximo à Torre de TV Digital (58,3 hectares) e Park Way (19,6 hectares).

O CBMDF destacou que os números correspondem apenas a ocorrências reais de incêndio em vegetação. “Não são considerados os acionamentos para fogo em lixo, montes de madeira, entulhos, queimas programadas e outras ocasiões.” A Operação Verde Vivo 2025, coordenada pelo CBMDF, realiza-se de maio a novembro e contempla um filtro de tratamento de dados do Centro de Gerenciamento Ambiental até outubro.

Em julho, foram contabilizadas 1.566 ocorrências de incêndios em vegetação no Distrito Federal, resultando em uma área queimada de 1.741,67 hectares. No mesmo período do ano anterior, foram registrados 1.594 incêndios, correspondentes a 3.588,13 hectares. Entre janeiro e 11 de agosto deste ano, foram identificadas 4.547 ocorrências de incêndios em vegetação no Distrito Federal.

Leia também:

O Corpo de Bombeiros orienta para ações que auxiliam na prevenção contra incêndios:

Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do telefone 193.

Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu WhatsApp.

Fonte por: Brasil de Fato

Autor(a):