Sebrae: Empreender é Sonho de 6 em 10 Brasileiros em 2026 – Dicas e Tendências

Sebrae: Empreender é sonho de 6 em 10 brasileiros. Surama Jurdi alerta: “Empreenda por propósito, não por fuga”. Novas oportunidades em 2026!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Sonho de Empreender no Brasil em 2026

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros, ficando atrás apenas da aquisição da casa própria e viagens pelo país. A busca por autonomia e a possibilidade de construir um negócio próprio representam um desejo forte para muitos.

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No entanto, a transição da vida formal para o empreendedorismo pode ser um desafio, exigindo preparo e planejamento.

Dicas para Empreendedores Iniciantes

Surama Jurdi, empresária e especialista em educação empresarial, destaca a importância de conciliar oportunidade e propósito ao decidir empreender. “O momento certo para empreender surge quando há um alinhamento entre a capacidade, oportunidade de mercado e a clareza do propósito”, explica.

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Ycaro Martins, CEO e fundador da Maxymus Expand, reforça a necessidade de um planejamento prévio, especialmente financeiro, e a construção de uma “máquina mínima” antes de deixar o emprego.

Equilibrar Expectativas

Martins enfatiza que empreender não deve ser romantizado, mas sim encarado com preparo, clareza e coragem. “Empreender por fuga é um erro. Empreenda por propósito e solução, não por fuga e emoção”, afirma. Além disso, a disciplina e a inteligência emocional são requisitos básicos para aspirantes a empreendedores.

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Estar Preparado para o Incerto

Surama ressalta que empreendedores novatos devem evitar a pressa e o desejo por crescimento acelerado. A recomendação é tomar decisões de forma estratégica, respeitando a cultura da empresa, o propósito do negócio e o estudo prévio de mercado.

Acompanhar Tendências

O consumidor está cada vez mais exigente e digital, o que obriga as empresas a se adaptarem. “Quem conseguir unir propósito, demanda, tecnologia e uma boa entrega, terá vantagens competitivas no mercado”, argumenta Surama. Em 2026, surgem oportunidades e nichos antes pouco explorados, justamente pela combinação de tecnologia acessível, novos canais, capacidade de escalar globalmente e expansão de modelos híbridos.

Atenção à Legislação

Para reduzir as chances de um negócio fracassar, é fundamental considerar todas as obrigações fiscais e tributárias. “Ao iniciar um negócio, é fundamental manter o foco no que realmente importa. Não se prenda demais a logo, site ou burocracia, pois o que valida o negócio são as vendas”, recomenda o fundador da Maxymus Expand.

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