Sebrae: Empreender é sonho de 6 em 10 brasileiros. Surama Jurdi alerta: “Empreenda por propósito, não por fuga”. Novas oportunidades em 2026!
De acordo com uma pesquisa do Sebrae, empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros, ficando atrás apenas da aquisição da casa própria e viagens pelo país. A busca por autonomia e a possibilidade de construir um negócio próprio representam um desejo forte para muitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a transição da vida formal para o empreendedorismo pode ser um desafio, exigindo preparo e planejamento.
Surama Jurdi, empresária e especialista em educação empresarial, destaca a importância de conciliar oportunidade e propósito ao decidir empreender. “O momento certo para empreender surge quando há um alinhamento entre a capacidade, oportunidade de mercado e a clareza do propósito”, explica.
Ycaro Martins, CEO e fundador da Maxymus Expand, reforça a necessidade de um planejamento prévio, especialmente financeiro, e a construção de uma “máquina mínima” antes de deixar o emprego.
Martins enfatiza que empreender não deve ser romantizado, mas sim encarado com preparo, clareza e coragem. “Empreender por fuga é um erro. Empreenda por propósito e solução, não por fuga e emoção”, afirma. Além disso, a disciplina e a inteligência emocional são requisitos básicos para aspirantes a empreendedores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Surama ressalta que empreendedores novatos devem evitar a pressa e o desejo por crescimento acelerado. A recomendação é tomar decisões de forma estratégica, respeitando a cultura da empresa, o propósito do negócio e o estudo prévio de mercado.
O consumidor está cada vez mais exigente e digital, o que obriga as empresas a se adaptarem. “Quem conseguir unir propósito, demanda, tecnologia e uma boa entrega, terá vantagens competitivas no mercado”, argumenta Surama. Em 2026, surgem oportunidades e nichos antes pouco explorados, justamente pela combinação de tecnologia acessível, novos canais, capacidade de escalar globalmente e expansão de modelos híbridos.
Para reduzir as chances de um negócio fracassar, é fundamental considerar todas as obrigações fiscais e tributárias. “Ao iniciar um negócio, é fundamental manter o foco no que realmente importa. Não se prenda demais a logo, site ou burocracia, pois o que valida o negócio são as vendas”, recomenda o fundador da Maxymus Expand.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!