Satya Nadella: CEO da Microsoft aponta desafios no tamanho para acelerar IA

Nadella aponta tamanho da Microsoft como entrave à IA. CEO da Microsoft, Satya Nadella, critica a agilidade da empresa para desenvolver produtos de IA.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

CEO da Microsoft Aponta Desafios do Tamanho para Acelerar IA

Satya Nadella, CEO da Microsoft, expressou preocupação com o tamanho da empresa como um fator que dificulta a agilidade necessária para desenvolver produtos baseados em inteligência artificial. A declaração foi feita durante uma entrevista ao podcast MD Meets, conduzido por Mathias Döpfner, CEO da Axel Springer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nadella destacou que, em empresas menores, equipes multidisciplinares, incluindo cientistas, engenheiros e especialistas em infraestrutura, conseguem tomar decisões sobre o desenvolvimento de produtos de forma mais rápida e colaborativa. Na Microsoft, o processo de aprovação envolve múltiplos líderes, o que gera um entrave à velocidade de iteração, essencial para a rápida evolução da IA.

A fala do CEO acompanha uma tendência observada em grandes empresas como Meta, Google e Amazon, que estão buscando mudanças em seus modelos de gestão para acelerar a tomada de decisões. A percepção comum é que estruturas hierárquicas rígidas representam um obstáculo à inovação em um cenário impulsionado pela IA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nadella argumenta que as empresas precisam abandonar práticas que as levaram ao sucesso no passado, adaptando-se a um novo paradigma. Ele enfatiza que a habilidade mais importante na era da IA é a capacidade de aprendizado contínuo, em oposição a um conhecimento estático e inflexível.

Empatia e inteligência emocional também estão ganhando relevância, à medida que a IA se torna mais presente nos negócios. O executivo ressaltou que a maioria dos projetos de IA falha devido ao tratamento como uma atualização de TI tradicional, uma abordagem que, segundo ele, é propensa a erros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Nadella identificou quatro pontos cruciais para o sucesso da implementação da IA: reavaliar os processos de trabalho, adotar ferramentas de IA modernas, capacitar os funcionários para utilizá-las e garantir que os dados da empresa estejam acessíveis em sistemas atualizados.

O CEO também está promovendo mudanças internas.

Um organograma interno, divulgado recentemente, revela que Nadella selecionou 16 executivos para liderar iniciativas de quebra de silos e aceleração da transição para a IA.

Sair da versão mobile