São Paulo ultrapassa 1 mil ônibus elétricos em marco histórico

São Paulo ultrapassa 1 mil ônibus elétricos e se consolida como maior frota do Brasil. Avanço na mobilidade sustentável com investimento de R$ 1,5 bilhão.

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(Imagem de reprodução da internet).

São Paulo Atinge Marco Histórico com Frota de Ônibus Elétricos

A capital paulista celebrou nesta segunda-feira (3) um feito notável em direção à mobilidade sustentável. A frota de ônibus elétricos da cidade ultrapassou a marca de mil veículos em operação, consolidando-se como a maior do Brasil. A cerimônia de entrega de 60 novos coletivos ocorreu na Praça Charles Miller, na zona oeste, marcando um avanço significativo.

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Com o reforço, a cidade passou a contar com 1.009 ônibus movidos a energia limpa, divididos em 820 modelos a bateria e 189 trólebus. Essa ampliação faz parte das iniciativas da Prefeitura em preparação para a COP-30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que acontecerá em Belém (PA) neste mês.

A administração municipal destaca que a eletrificação da frota é um passo crucial para reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida da população. Cada ônibus elétrico evita a emissão de 87 toneladas de CO₂ por ano, o equivalente ao plantio de 6.400 árvores, além de economizar aproximadamente 35 mil litros de diesel anualmente.

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Essa medida é relevante, considerando que os veículos automotores respondem por 55% das emissões de gases de efeito estufa da capital, sendo que os ônibus a diesel representam 30% desse total. Atualmente, 1,7 milhão de passageiros utilizam diariamente o transporte público municipal.

Adicionalmente, a operação dos ônibus elétricos proporciona um benefício sonoro: enquanto um ônibus convencional atinge 80 decibéis, o elétrico opera entre 60 e 70 decibéis, diminuindo o ruído urbano e os impactos à saúde, como distúrbios do sono e estresse, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

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Para expandir a frota e superar os desafios da infraestrutura elétrica, a Prefeitura investe na instalação de carregadores ultrarrápidos integrados a sistemas de armazenamento de energia – os chamados Battery Energy Storage Systems (BESS). Cada módulo pode recarregar até 29 ônibus simultaneamente, multiplicando por seis a capacidade atual sem aumento de custo. “É como um powerbank gigante”, explicou a administração.

Desde 2022, quando a cidade proibiu a compra de novos ônibus movidos a combustíveis fósseis, a frota elétrica quadruplicou, passando de 216 para 1.021 veículos. Os investimentos somam R$ 1,5 bilhão, e a meta da Prefeitura é continuar expandindo o sistema para tornar São Paulo referência em mobilidade verde na América Latina.

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