Secretaria de Saúde do SP registra recorde de 1,3 milhão de cirurgias eletivas no SUS em 2025. Avanço de 85% em relação a 2022.
Em 2025, o Estado de São Paulo registrou um volume recorde de 1,3 milhão de cirurgias eletivas realizadas na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse número representa um crescimento expressivo de 85% em comparação com 2022, quando foram realizados aproximadamente 700 mil procedimentos, conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao considerar os três anos da gestão atual, o total de cirurgias realizadas alcança 3,5 milhões.
Em 2023, foram realizadas 1 milhão de cirurgias. Em 2024, o número aumentou para 1,2 milhão, e em 2025, atingiu novamente 1,3 milhão. Esses avanços refletem um esforço contínuo para ampliar o acesso a procedimentos eletivos na população.
Segundo o governo estadual, essa expansão está ligada à ampliação da rede assistencial, com a abertura e reativação de mais de 8 mil leitos desde 2023. Além disso, a adoção da Tabela SUS Paulista, um modelo de financiamento que complementa os valores repassados pelo governo federal, também contribui para o aumento do investimento em saúde.
Nos últimos 12 meses, houve um aumento significativo em diversas áreas cirúrgicas. As cirurgias oncológicas subiram de 7.983 (em 2022) para 10.753, com um crescimento de 34,7%. As cirurgias cardíacas aumentaram 28,6%, de 76.481 para 98.382 procedimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já as cirurgias do aparelho visivo registraram um crescimento de 38%, de 47.479 para 67.708.
“A modernização da Tabela SUS Paulista e a ampliação dos leitos permitiram reduzir filas, acelerar cirurgias e ampliar o acesso em todas as regiões”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva. Pacientes como Sebastião Luiz da Silva, de 69 anos, residente em Itatinga, relatam a importância desses avanços.
Ele teve sua cirurgia cardíaca antecipada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, após inicialmente esperar realizar o procedimento apenas no ano seguinte.
A Tabela SUS Paulista também está sendo expandida para hospitais municipais, beneficiando mais de 100 unidades em cerca de 70 cidades. Até setembro deste ano, cerca de R$ 8 bilhões foram destinados a santas casas e entidades parceiras do SUS.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!