A complexidade do caso envolvendo a falta de energia em imóveis em São Paulo foi destacada na sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, sem previsão de retorno do serviço. A empresa responsável informou que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para aproximadamente 830 mil clientes em São Paulo e na região metropolitana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa comunicou que já restabeleceu o fornecimento para cerca de 1,8 milhão de clientes, representando 9,8% dos 2,2 milhões de clientes afetados por um ciclone extratropical que impactou sua área de concessão na quarta-feira, 10 de dezembro.
Novos Casos de Falta de Energia
Na quinta-feira, 11 de dezembro, a companhia registrou cerca de 500 mil novos casos de interrupção no fornecimento de energia, devido à persistência dos ventos no dia seguinte. As equipes continuaram trabalhando para solucionar o problema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Impacto do Ciclone Extratropical
O ciclone extratropical, originado no Sul do país, gerou temporais nos dias 9 e 10 de dezembro, com chuvas intensas, ventos fortes e a queda de árvores em diversas regiões de São Paulo, incluindo a capital, o interior e o litoral. As rajadas de vento atingiram 82 km/h na capital na quarta-feira, 10 de dezembro.
O Inmet classificou o vendaval como histórico, com duração de aproximadamente 12 horas. A forte ventagem causou a queda de árvores e a projeção de galhos e outros objetos sobre a rede elétrica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Resposta e Recomposição da Rede
O Corpo de Bombeiros registrou mais de 1.300 chamados relacionados à queda de árvores. Para acelerar a recomposição do sistema, a empresa mobilizou cerca de 1.600 equipes em campo. A reconstrução da rede envolve a substituição de postes, transformadores e, em alguns casos, a recondução de quilômetros de cabos.
Para atender situações prioritárias, a empresa utilizou 700 geradores. A complexidade do restabelecimento é elevada devido aos danos na infraestrutura elétrica.
