São Paulo e Corinthians chegam a acordo após cantos homofóbicos no clássico. Tricolor paga multa e busca evitar julgamento no STJD
O São Paulo Futebol Clube formalizou um acordo com a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para evitar julgamento por conta de cantos homofóbicos entoados por parte de sua torcida durante o clássico contra o Corinthians, disputado no primeiro turno do Campeonato Brasileiro no Morumbis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O clube propôs uma transação disciplinar no valor de R$ 100 mil. Em comunicado oficial, o Tricolor Paulista ressaltou que manifestações discriminatórias não refletem os valores de seus torcedores e da instituição. O clube reconhece a importância de promover um ambiente esportivo plural e respeitoso.
Apesar de a súmula da partida não ter registrado ocorrências, o Corinthians havia apresentado uma Notícia de Infração, detalhando os cânticos homofóbicos da torcida adversária, conforme evidenciado por vídeos publicados nas redes sociais e relatado pelo STJD.
Com base nas evidências, a Procuradoria enquadrou o São Paulo no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios relacionados a características como sexo, gênero, origem, cor ou condição. O artigo prevê multas e sanções esportivas, incluindo a perda de mando de campo ou suspensão de torcedores.
O Corinthians já havia adotado medidas como o fechamento de portões em um clássico contra o Vasco em 2023, em resposta a cantos homofóbicos. O São Paulo também foi denunciado sob o artigo 191, inciso III, do Regulamento Geral das Competições (RGC), que classifica infrações discriminatórias como de alta gravidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, o Palmeiras também alcançou um acordo com o STJD após um episódio envolvendo o atacante Vitor Roque, que publicou uma imagem com conteúdo homofóbico direcionado ao São Paulo. O clube, nesse caso, se comprometeu a pagar uma multa de R$ 80 mil e o jogador deverá se manifestar publicamente contra a homofobia.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!