Agroconsulta projeta safra recorde de soja brasileira para 2025/26, estimada em 178,1 milhões de toneladas. André Pessôa destaca expansão de 2,1% na área plantada
Produtores brasileiros preveem uma safra recorde de soja para a temporada 2025/26, estimada em 178,1 milhões de toneladas métricas, de acordo com a primeira estimativa divulgada pela Agroconsulta nesta quinta-feira. A projeção foi apresentada durante um evento da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
André Pessôa, diretor da Agroconsult, destacou que a área cultivada com soja deverá aumentar 2,1%, atingindo 48,8 milhões de hectares. Essa expansão é atribuída, em grande parte, à conversão de áreas de pastagem para o plantio da oleaginosa.
A Agroconsult estima que cerca de 85% da soja plantada no Brasil já esteja em desenvolvimento. A primeira parte da safra deverá estar pronta para exportação a partir de janeiro. O Brasil, atualmente o maior produtor e exportador mundial de soja, concentra a maior parte de suas exportações na China.
Pessôa informou que o clima tem sido geralmente favorável durante a temporada 2025/26, embora tenha havido atrasos no plantio em algumas regiões e necessidade de replantio forçado em outras, devido a chuvas irregulares. O replantio, embora necessário em alguns locais, não ocorreu com a mesma intensidade da temporada 2023/24, que foi marcada por uma seca mais generalizada.
Considerando a oferta abundante e a demanda chinesa, a Agroconsulta projeta que as exportações brasileiras de soja atinjam 109,1 milhões de toneladas neste ano, com um aumento de 2,7% no próximo ano, elevando-se a 112 milhões de toneladas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!