Safra de Soja Brasileira Projeta Recorde Apesar de Desafios Climáticos
A safra de soja do Brasil para o ciclo 2025/26 deverá alcançar um recorde de 178 milhões de toneladas, conforme avaliou o analista do Itaú BBA, Francisco Queiroz, em evento online. Essa estimativa se compara com a projeção do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), que aponta para 175 milhões de toneladas para o ciclo 2025/26, e a previsão do USDA para 2024/25, de 171,5 milhões de toneladas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Queiroz destacou que a área plantada com soja deve aumentar em aproximadamente 1 milhão de hectares em relação ao ciclo anterior. Essa expansão na área cultivada, mesmo com margens de lucro menores para os produtores, contribui para o aumento da produção de soja no país.
Impacto das Condições Climáticas
O analista mencionou que o pico da La Niña, registrado entre novembro e dezembro, gerou irregularidades climáticas que afetaram a fase de plantio da soja. No entanto, ele ressaltou que previsões meteorológicas indicam condições favoráveis para as produtividades na região central do Brasil nas próximas semanas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Projeções de Produção e Custos
Com a expectativa de altos níveis de produção de soja provenientes das safras do Brasil, Estados Unidos e Argentina, a margem agrícola do produtor brasileiro da oleaginosa deve diminuir para 33%, em comparação com 45% no ciclo anterior. O custo agrícola projetado para 2025/26 é de R$4.223 por hectare, um aumento em relação aos R$3.918/ha do ciclo passado.
Projeção para a Safra de Milho
Francisco Queiroz também apresentou uma estimativa para a safra de milho do Brasil, projetando uma produção total de 138 milhões a 139 milhões de toneladas. Essa projeção é superior à estimativa do USDA, que aponta para 131 milhões de toneladas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A produção de milho no Brasil foi de 136 milhões de toneladas em 2024/25, segundo o USDA.
