Estimativa da Safra de Café do Brasil em 2026/27
A safra de café do Brasil para o período 2026/27 foi estimada em 69,3 milhões de sacas de 60kg, um aumento de 10,1% em relação à temporada anterior, de acordo com um relatório do banco Itaú BBA. Essa projeção reflete uma melhora nas condições climáticas após anos de eventos extremos que afetaram a produção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estimativa detalha que a produção de café arábica deverá alcançar 44,8 milhões de sacas, com um crescimento de 18% em comparação com o ciclo anterior. Em contrapartida, a safra de canéfora (que inclui robusta e conilon) foi projetada em 24,5 milhões de sacas, apresentando uma leve redução de 2% em relação à temporada passada.
O banco destaca que, apesar da persistência de chuvas abaixo da média em 2025, temperaturas mais amenas durante a pré-florada contribuíram para um melhor “pegamento” da safra, impulsionando as expectativas de recuperação do arábica em 2026/27. A performance do robusta também é positiva, com destaque para o Espírito Santo e Bahia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do aumento projetado, o Itaú BBA ressalta que a nova safra não atingirá o recorde de 2020/21, quando a produção alcançou 69,9 milhões de sacas. O banco prevê um crescimento de 12% nas exportações de café no período 2026/27, totalizando 45,6 milhões de sacas. O consumo interno, que torna o Brasil o segundo maior consumidor e exportador de café do mundo, após os Estados Unidos, deve atingir 22,3 milhões de sacas, mantendo-se estável em relação à temporada anterior.
Com essa projeção, os estoques finais devem quadruplicar, atingindo 2 milhões de sacas. No entanto, o banco alerta que esses níveis ainda são inferiores às reservas observadas em anos anteriores, devido às safras recentes abaixo do potencial máximo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Em 2022/23, os estoques finais foram de 4,6 milhões de sacas. A sensibilidade do mercado em relação às condições climáticas é mantida até a confirmação da nova safra, o que reforça a necessidade de estratégias de proteção e gestão de riscos.
