Reajuste nas Tarifas de Água e Esgoto em São Paulo
A partir desta quinta-feira (1º), os moradores do Estado de São Paulo verão um aumento nas tarifas de água e esgoto. A mudança impacta os 371 municípios atendidos pela Sabesp, incluindo a capital paulista. A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) aprovou o reajuste, que representa um aumento de 6,1106% na tarifa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa alteração ocorre após o anúncio da Sabesp sobre o primeiro reajuste após a sua privatização. A Arsesp justificou a medida como uma “reposição inflacionária”, sem alterar o valor pago pelos consumidores. A agência reguladora ressaltou que o aumento está relacionado à variação dos preços da cesta básica, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O cálculo do reajuste considera o período acumulado entre julho de 2024, data da privatização da Sabesp, e outubro de 2025, quando o levantamento foi apresentado à Arsesp. A atualização anual será aplicada nas recomposições tarifárias futuras, utilizando a inflação de 12 meses como base.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Arsesp argumenta que o valor do reajuste está 15% abaixo do que seria aplicado caso a Sabesp ainda estivesse sob gestão estatal. A tarifa de referência para o ano de 2026 foi fixada em R$ 6,76 por metro cúbico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
