Saab Brasil revoluciona formação de talentos com programa de transferência de tecnologia! Engenheiros como Henrique Pinto vivem transformação com imersão na Suécia. Saiba mais!
A experiência internacional deixou de ser apenas um diferencial no currículo para se tornar uma estratégia estruturada de desenvolvimento de talentos. Na Saab Brasil, o International Assignment e o programa de transferência de tecnologia do Gripen consolidaram um modelo robusto de formação técnica e liderança global, conectando Brasil e Suécia em um fluxo contínuo de conhecimento, capacitação e crescimento profissional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com operações no Brasil desde o início do Programa Gripen, a companhia estruturou um ecossistema de desenvolvimento que une prática supervisionada, mentoria e mobilidade internacional. O resultado é a formação de profissionais que retornam ao país preparados para ocupar funções estratégicas, disseminar conhecimento e fortalecer a indústria nacional de defesa.
Da seleção ao embarque para a matriz, engenheiros como Henrique Pinto, que integrou o primeiro grupo da empresa a participar do programa de transferência de tecnologia na Suécia, vivenciaram essa transformação. Ele entrou na companhia em 2019 já ciente de que teria um período de imersão na matriz. “Foi uma mudança bem rápida, mas muito positiva”, afirma.
Após cerca de três meses de preparação no Brasil, embarcou para um ano de atuação na fábrica de aeroestruturas na Suécia. A experiência foi marcada por mentores designados e supervisores, permitindo a absorção dos processos que seriam implementados na fábrica de São Bernardo do Campo.
A seleção para o International Assignment ocorre por meio de chamados internos. Os colaboradores se candidatam e passam por entrevistas que avaliam critérios técnicos e comportamentais. “Aqueles que melhor atendem aos critérios técnicos e comportamentais da vaga são selecionados”, explica Laércio Pereira, vice-presidente de recursos humanos da Saab para a América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O idioma inglês é requisito central na área de produção. Quando necessário, a empresa oferece suporte para desenvolvimento da fluência. O auxílio para idiomas é disponibilizado de acordo com a demanda das atividades profissionais, não apenas para quem participa do assignment.
Para Henrique, além do aprendizado técnico, o maior ganho foi o amadurecimento profissional e cultural. Ele atuou como facilitador para um grupo de 24 montadores brasileiros durante a imersão na Suécia, auxiliando na adaptação linguística e cultural. “Eu auxiliava também identificando o perfil de cada pessoa para extrair o melhor do treinamento”, conta.
O modelo de capacitação combina teoria, prática supervisionada e evolução para execução plena das atividades. O retorno esperado é a aplicação direta das habilidades adquiridas. “Esse intercâmbio contribui para ampliar a eficiência e introduzir boas práticas operacionais nas atividades realizadas no Brasil”, afirma Laércio.
Ao retornarem, muitos assumem funções chave e tornam-se multiplicadores de conhecimento por meio do Training Academy e do on the job training. O impacto direto na produtividade e na ascensão profissional é um dos pilares do programa.
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!