Representantes da Rússia, Ucrânia e Estados Unidos se encontrarão em Abu Dhabi nesta sexta-feira (23) para abordar a questão territorial do conflito. O anúncio foi feito pelo Kremlin, após um encontro anterior entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o enviado americano Steve Witkoff em Moscou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reunião trilateral, marcada como a primeira de um grupo de trabalho entre os países, acontecerá na capital dos Emirados Árabes Unidos. A delegação russa será liderada pelo general Igor Kostiukov, oficial do Estado-Maior, e viajará para Abu Dhabi nas próximas horas.
A Ucrânia estará representada por diversos membros do governo, incluindo o secretário do Conselho de Segurança, Rustem Umerov; o chefe do gabinete presidencial, Kirill Budanov; seu vice, Sergi Kislitsya; o líder do partido presidencial, David Arakhamia; e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Andrii Gnatov.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Questões Fundamentais em Debate
O foco da discussão será o Donbass, uma região leste ucraniana onde a Rússia exige a retirada completa das tropas ucranianas. Além disso, a Rússia exige que Kiev não se comprometa a aderir à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, declarou que a questão do Donbass é “uma questão fundamental” e que será discutida “da maneira que as três partes considerarem adequada” em Abu Dhabi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Garantias de Segurança e Próximos Passos
Uma segunda reunião, focada em questões econômicas, também ocorrerá em Abu Dhabi, envolvendo Steve Witkoff e o enviado do Kremlin para assuntos econômicos internacionais, Kirill Dmitriev. Ambos os lados expressaram interesse em uma solução política e diplomática para o conflito.
A Rússia, por outro lado, afirmou que continuará a alcançar seus objetivos no campo de batalha até que uma solução política seja alcançada. A reunião trilateral busca estabelecer garantias de segurança para a Ucrânia, visando dissuadir futuras ações da Rússia.
O documento de garantias de segurança, que precisa ser assinado pelos presidentes e parlamentos nacionais, está pronto para ser formalizado.
Conclusão
A reunião trilateral representa um esforço diplomático para encontrar uma solução para o conflito na Ucrânia, com a participação de Rússia, Ucrânia e Estados Unidos. O objetivo é estabelecer um caminho para o fim do conflito, buscando garantir a segurança e estabilidade na região.
