Retirada de Funcionários Russos da Usina Nuclear de Bushehr
A Rússia manifestou disposição de remover seus funcionários da usina nuclear de Bushehr, no Irã, caso a situação exija. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (29) pela agência de notícias estatal TASS, através das declarações de Alexei Likhachev, chefe da corporação nuclear estatal russa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente russo, Vladimir Putin, havia mencionado no ano anterior que cerca de centenas de russos operavam na instalação, que é a única usina nuclear em funcionamento no Irã, sendo construída por Moscou para o país. A construção da usina de Bushehr ainda está em andamento.
Likhachev alertou, no ano passado, que um ataque à usina poderia ter consequências graves, comparando a situação a um cenário semelhante ao desastre de Chernobyl em 1986. Ele enfatizou a importância do respeito à inviolabilidade do local.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Esperamos sinceramente que as partes em conflito cumpram seus compromissos com relação à inviolabilidade deste território (Bushehr),” declarou Likhachev. “Estamos acompanhando de perto a situação e, em cooperação com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Defesa, estaremos prontos para realizar medidas de evacuação, se necessário.”
A Rússia reafirma seu apoio ao direito do Irã de utilizar a energia nuclear para fins pacíficos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
