Ciclista Francês Sofiane Sehili é Liberado Após Detenção na Fronteira Rússia-China
Um tribunal russo concedeu a liberdade a Sofiane Sehili, ciclista francês, nesta quinta-feira (23). Ele foi detido por atravessar ilegalmente a fronteira entre a Rússia e a China durante uma tentativa de quebrar o recorde mundial de travessia ciclística do continente eurasiático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o tribunal da região de Primorie, no Extremo Oriente russo, Sehili foi considerado culpado, porém, dispensado do pagamento de uma multa de 50 mil rublos (cerca de R$ 3 mil). O atleta confessou o delito e compareceu à audiência dentro de uma jaula, ainda vestindo suas sapatilhas de ciclismo.
“Sofiane Sehili foi libertado da custódia no tribunal”, informou a corte, que também determinou a devolução de seus pertences, incluindo passaporte, celular, câmera, GPS e bicicleta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas redes sociais, Sehili, que se define como “ciclista de resistência e aventureiro”, havia documentado o início da jornada em setembro, pedalando da China para a Rússia. A imprensa local relatou sua detenção no início do mês, devido à travessia irregular da fronteira.
A expedição de Sehili começou em 1º de julho, próximo a Lisboa, e abrangia trechos de mais de 300 quilômetros por dia, passando por Turquia, Irã, Cazaquistão, Mongólia, China e Rússia. O destino final era o porto de Vladivostok, no extremo leste russo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
O francês buscava superar o recorde do alemão Jonas Deichmann, que completou o percurso euroasiático em 64 dias, 2 horas e 26 minutos, segundo o Guinness World Records.
Seu advogado declarou à agência estatal RIA que Sehili esteve “satisfeito” durante a detenção, embora tenha estranhado a alimentação e a falta de banhos regulares. Anteriormente, Sehili trabalhava como jornalista freelancer, escrevendo resenhas.
“Vou pedalar até não poder mais”, afirmou em entrevista ao site BikePacking. “Até que exista um oceano na minha frente. Essa jornada é, antes de tudo, uma aventura”.
