Conflito na Ucrânia: Rússia Exige Retirada das Tropas Ucranianas de Donbass
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que seu país buscará o controle total da região de Donbass, no leste da Ucrânia, utilizando a força militar, caso as forças ucranianas não desocupem a área. A declaração foi feita em Moscou, em entrevista à emissora India Today, e publicada na quinta-feira (4 de dezembro de 2025), antecedendo uma reunião com o primeiro-ministro indiano (Partido Bharatiya Janata, direita) em Nova Délhi.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Putin atribuiu a responsabilidade pelo conflito aos países ocidentais. A invasão russa à Ucrânia iniciada em fevereiro de 2022, seguiu-se a oito anos de confrontos entre separatistas apoiados pela Rússia e as forças ucranianas na região de Donbass, compreendida pelas províncias de Donetsk e Luhansk.
De acordo com dados da agência Reuters, a Rússia atualmente controla aproximadamente 19,2% do território ucraniano. Essa área inclui a Crimeia, anexada em 2014, todo o território de Luhansk e mais de 80% de Donetsk. Além disso, a Rússia detém cerca de 75% das regiões de Kherson e Zaporizhzhia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Ucrânia manifestou sua determinação em não ceder qualquer território à Rússia, uma posição que surgiu em negociações de paz mediadas pelo presidente dos Estados Unidos, (Partido Republicano), mas que posteriormente foi descartada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
