Rússia e Irã intensificam aliança no Golfo de Omã! Exercícios militares em ação com a corveta “Stoiky”. Tensão EUA-Irã escalona com novos desafios
Em 18 de novembro de 2026, a corveta russa “Stoiky” e embarcações da Marinha do Irã realizaram exercícios militares conjuntos no Golfo de Omã, como parte do exercício naval “Passex”. A movimentação das forças navais ocorreu em um contexto de crescente tensão na região, com os Estados Unidos intensificando sua presença no Oriente Médio, em meio a dificuldades nas negociações sobre o programa nuclear iraniano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, o objetivo principal das manobras foi garantir a segurança da navegação civil. As equipes navais russas e iranianas coordenaram suas ações, incluindo o reabastecimento de suprimentos essenciais, como combustível, água e alimentos, no porto de Bandar Abbas, localizado no extremo sul do Irã.
Essa ação demonstra a importância estratégica da região para ambas as nações.
A reunião entre representantes dos Estados Unidos e do Irã, que ocorreu na 3ª feira (17.fev.2026) em Genebra, não resultou em avanços significativos nas negociações sobre o programa nuclear iraniano. Washington estabeleceu um prazo de duas semanas para que Teerã apresentasse uma proposta detalhada, indicando uma possível escalada da situação.
A intervenção norte-americana no Oriente Médio, incluindo a recente operação na Venezuela em janeiro de 2026, parece ser um ponto de referência para a estratégia de Washington. A magnitude da possível campanha militar planejada para o Irã sugere uma resposta mais abrangente e contundente às ações do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!