Rússia e China Fortalecem Aliança Estratégica em Meio à Turbulência Global

Rússia e China fortalecem aliança como “fator de estabilidade”. Putin e Xi Jinping reforçam parceria estratégica em meio à turbulência global e negociações na Ucrânia. Saiba mais!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Rússia e China Enfatizam Aliança como Estabilidade Global

O presidente russo, Vladimir Putin, destacou nesta quarta-feira, 4, que a colaboração entre a Rússia e a China desempenha um papel crucial como um “fator de estabilidade” no cenário internacional. A declaração foi divulgada em vídeo após uma videoconferência com o presidente chinês, Xi Jinping.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin ressaltou a importância crescente da parceria, especialmente em meio a um contexto de “turbulência crescente” observada no cenário global.

A relação bilateral entre Moscou e Pequim tem se intensificado, impulsionada por avanços significativos nas discussões diplomáticas e militares desde o início do conflito na Ucrânia em 2022. Essa colaboração abrange uma ampla gama de áreas, incluindo cooperação estratégica no comércio e na área de energia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A China se tornou, atualmente, a principal compradora de combustíveis fósseis russos, consolidando-se como um parceiro comercial fundamental para Moscou, em face das sanções impostas por diversos países ocidentais.

Os líderes russo e chinês mantêm um contato regular. Em 31 de dezembro, trocaram mensagens de felicitações pelo Ano Novo. Em setembro, se reuniram em Pequim, e, em maio, houve outra videoconferência, confirmada pela agência estatal chinesa Xinhua, embora sem detalhes sobre o conteúdo da reunião entre os presidentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

O encontro ocorre em um momento de crescente complexidade geopolítica, com os Estados Unidos buscando um acordo para encerrar o conflito na Ucrânia. Paralelamente, delegações da Rússia e da Ucrânia iniciam nesta quarta-feira uma nova rodada de negociações em Abu Dhabi, com a participação de representantes norte-americanos.

A situação permanece dinâmica e sujeita a mudanças.

Sair da versão mobile