Rússia cobra explicações dos EUA sobre possível retorno de testes nucleares

Rússia cobra explicações dos EUA sobre testes nucleares. Presidente Trump causa alerta com possível retomada de testes, gerando preocupação global.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Rússia Exige Esclarecimentos dos EUA Sobre Testes Nucleares

O governo russo expressou preocupação nesta sexta-feira (7) após declarações do presidente Donald Trump sobre a possível retomada de testes nucleares, alertando para potenciais reações negativas de outros países. A declaração foi feita pela porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, durante uma coletiva de imprensa em Moscou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A alegação surge após a ordem emitida na semana anterior pelo presidente Trump, que determinou o retorno das atividades de testes nucleares pelas Forças Armadas dos EUA, após um período de 33 anos de paralisação. A medida gerou debates sobre a natureza exata dos testes planejados.

Não ficou claro, no momento, se a ordem de Trump se referia a testes de armas nucleares propriamente ditos, que seriam conduzidos pela NNSA (Administração Nacional de Segurança Nuclear), ou a testes de voo de mísseis com capacidade nuclear. A ambiguidade na comunicação tem gerado incertezas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em resposta à situação, o presidente Vladimir Putin instruiu seus assessores a avaliarem a situação e prepararem uma resposta. A Rússia não realiza testes nucleares desde 1991, possuindo um dos maiores arsenais nucleares do mundo, em conjunto com os Estados Unidos, que também detêm o maior volume de armas nucleares globalmente.

A possibilidade de novos testes nucleares por parte dos EUA e da Rússia tem gerado preocupação em escala global, levantando questões sobre a estabilidade da segurança internacional e a necessidade de diálogo entre as potências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Sair da versão mobile