Rumble Retorna ao Brasil Após Intervenção da Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está trabalhando para solucionar o retorno da plataforma Rumble às operações no Brasil. A plataforma, que havia sido bloqueada anteriormente pelo Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a funcionar na última quinta-feira (5).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A situação gerou uma reação imediata da Anatel, que busca garantir o cumprimento das decisões judiciais.
Em comunicado à CNN, a Anatel explicou que o retorno irregular da Rumble ocorreu devido ao uso de infraestrutura de outra empresa para alterar os endereços de IP da plataforma. A Agência já identificou os novos IPs e está implementando medidas de bloqueio nas principais redes brasileiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Anatel afirma que monitora o sistema continuamente para assegurar que a restrição seja replicada por todas as operadoras de telecomunicações nos próximos dias.
A complexidade do caso reside no status internacional da Rumble. Por ser uma plataforma de distribuição de conteúdo global, a empresa não está sujeita à regulamentação direta da Anatel. Isso exige a adoção de medidas adicionais e mais complexas no âmbito das redes de telecomunicações, visando garantir o cumprimento das decisões judiciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Para que a Rumble possa operar legalmente no Brasil, a plataforma precisa cumprir as determinações judiciais de bloqueio de perfis, pagar as multas referentes ao descumprimento das ordens e regularizar sua representação no país. O advogado Martin de Luca, que representa a Trump Media e a Rumble nos Estados Unidos, informou que a empresa ainda não recebeu uma autorização formal para retomar suas operações.
