Rubio declara que o Hamas pode “se render esta noite” para encerrar a guerra em Gaza

O secretário de Estado dos EUA, em coletiva com Netanyahu, afirmou que “eles são um grupo terrorista, um grupo bárbaro cuja missão declarada é a destrui…

1 min de leitura

Jerusalem (-), 15/09/2025.- A handout photo made available by Israel's Government Press Office (GPO) shows Israeli Prime Minister Benjamin Netanyahu (R) and US Secretary of State Marco Rubio (L) during their meeting at the Prime Minister's office in Jerusalem, 15 September 2025. (Jerusalén) EFE/EPA/HAIM TZACH / GPO / HANDOUT HANDOUT EDITORIAL USE ONLY/NO SALES

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declarou nesta segunda-feira (15), em entrevista conjunta com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que o Hamas pode “se render esta noite” se desejar encerrar a guerra e possibilitar “um futuro melhor para o povo de Gaza”. “O Hamas pode se render esta noite, se quiser. Entregar suas armas. A questão é que são um grupo terrorista, um grupo bárbaro cuja missão declarada é a destruição do Estado judeu. Portanto, não esperamos que isso ocorra”, afirmou Rubio, que enfatizou que o Hamas, ao qual se referiu como “animais”, deve ser desmantelado.

Rubio, que ignorou as dezenas de milhares de civis palestinos mortos na Faixa de Gaza ou a crise humanitária que afeta o enclave, declarou que os EUA mantêm os mesmos objetivos de antes: eliminar o Hamas e o retorno dos 48 reféns, tanto vivos quanto mortos. Além disso, culpou o Hamas por manter os dois milhões de habitantes de Gaza como “escudos humanos” e insinuou que pode ser necessária uma “operação militar concisa” para acabar com os islamitas, em uma possível alusão à esperada tomada militar israelense da Cidade de Gaza.

Eliminá-los poderia, em última análise, exigir uma operação militar breve. Devemos lembrar com quem estamos lidando: um grupo de indivíduos que dedicaram suas vidas à violência e à barbárie. E quando nos confrontamos com essa dura realidade, por mais que desejemos que haja uma maneira pacífica e diplomática, também devemos estar preparados para a possibilidade de que isso não ocorra,” afirmou Rubio.

Com informações da EFE

Nícolas Robert publicou.

LEIA TAMBÉM!

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile