Obras de arte foram alvo de um crime ocorrido na manhã de domingo, 7 de dezembro de 2025, na Biblioteca Mário de Andrade, localizada no centro de São Paulo. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado confirmou que 8 gravuras de Henri Matisse e 5 de Cândido Portinari foram levadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O incidente foi perpetrado por dois homens, cuja identidade ainda não foi revelada. A Polícia Civil isolou o prédio para realizar uma perícia. A biblioteca possui equipe de vigilância e sistema de câmeras de segurança, e as imagens estão sendo analisadas.
As gravuras de Henri Matisse, incluindo a série “Jazz”, caracterizada por cores vibrantes e traços marcantes, eram parte de uma exposição em parceria com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). As obras incluem títulos como “O Palhaço”, “O Circo”, “Senhor Leal” e “O Engolidor de Palavras”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A exposição apresentava 20 gravuras do artista.
As obras de Cândido Portinari, pertencentes à série “Menino de Engenho”, que ilustram o livro homônimo de José Lins do Rego, foram também levadas. A informação foi confirmada pelo curador-chefe do MAM, Cauê Alves.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A Polícia Militar divulgou imagens do local após o assalto. A Secretaria de Cultura informou que todo o material necessário para as investigações está sendo fornecido às autoridades.
