Rogier Jetten assume cargo histórico como primeiro-ministro da Holanda

Rogier Jetten, 38, torna-se o mais jovem primeiro-ministro da Holanda e o primeiro abertamente gay a ocupar o cargo. D66 conquista vitória histórica!

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Novo Primeiro-Ministro da Holanda: Um Marco Histórico

Rogier Jetten, aos 38 anos, líder do (Democratas 66, centro), tem a chance de se tornar o mais jovem primeiro-ministro da Holanda e o primeiro abertamente gay a ocupar o cargo na história do país. O Partido pela Liberdade (direita radical), liderado por Jetten, obteve um terceiro lugar nas eleições de 29 de outubro, mas não conseguiu formar uma maioria para governar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para que Jetten seja nomeado premiê, o partido precisará formar uma coalizão com outras legendas do parlamento holandês. A formação do governo dependerá da capacidade de negociação e dos acordos políticos alcançados entre os partidos.

Um dos partidos cotados para compor a coalizão com o D66 foi o VVD (Partido Popular para a Liberdade e Democracia, centro-direita), do ex-premiê , atual secretário-geral da (Organização do Tratado do Atlântico Norte), que governou a Holanda por quase 14 anos (2010-2024).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A vitória de Jetten representa um marco significativo para a Holanda, um país conhecido por suas fortes proteções aos direitos da comunidade LGBT+. A Holanda foi o primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2001.

Em uma mensagem compartilhada no Instagram com o noivo –o jogador de hóquei argentino Nicolás Keenan–, Jetten expressou sua gratidão pelo apoio recebido após a eleição: “Querido Nico, obrigado pelo seu apoio incondicional. Não posso fazer isso sem você”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Durante a campanha, Jetten abordou temas além dos tradicionais de seu partido, como imigração e a crise habitacional, o que lhe permitiu atrair eleitores de diferentes espectros políticos.

Sair da versão mobile