Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” Quiroga disputam a Presidência da Bolívia

Rodrigo Paz Pereira (Democrata Cristão) e Jorge “Tuto” Quiroga (Aliança Liberdade e Democracia) concorrem nas eleições.

12/10/2025 10:04

2 min de leitura

Rodrigo Paz e Jorge “Tuto” Quiroga disputam a Presidência da Bolívia
(Imagem de reprodução da internet).

Eleições na Bolívia: Segundo Turno se Aproxima

A Bolívia se prepara para o segundo turno das eleições presidenciais, com o mandato a ser definido entre Rodrigo Paz Pereira (Partido Democrata Cristão) e Jorge “Tuto” Quiroga (Aliança Liberdade e Democracia). O primeiro turno, realizado em 17 de agosto, colocou Paz em primeiro lugar com 32,02% dos votos, seguido por Quiroga com 26,70%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisas de Intenção de Voto

Recentes pesquisas indicam uma mudança nas preferências dos eleitores. A pesquisa Ipsos-Ciesmori para a Unitel aponta Jorge Quiroga na liderança com 47% das intenções de voto, um ponto percentual à frente de Rodrigo Paz, que registra 39,3%. A pesquisa, baseada em 2.500 questionários com nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,2%, reflete a dinâmica da disputa.

Reviravolta no Primeiro Turno

A reviravolta no primeiro turno, com Paz superando a expectativa, é um fator importante a ser considerado. Antes do primeiro turno, Paz estava em terceiro lugar na disputa, com 8,3% das intenções de voto, atrás de Samuel Doria Medina (21,2%) e Quiroga (20%). Uma parcela significativa de 13,3% dos eleitores também estava indecisos, representando 33,1% do total.

Propostas dos Candidatos

Rodrigo Paz, em um vídeo divulgado nas redes sociais, minimizou os resultados que o colocam atrás de Quiroga em intenções de voto, argumentando que as pesquisas de agosto previam um resultado negativo, mas que ele foi o vencedor. Sua proposta de governo se baseia em três pilares: descentralização do Estado, promovendo o fluxo de orçamento para os departamentos públicos e universidades; o “Capitalismo para Todos”, com crédito e incentivos fiscais para a economia formal; e a reforma do sistema de justiça e o combate à corrupção.

Por outro lado, Jorge Quiroga, com seu slogan #MudançaRadical, defende o livre mercado, impulsionar a produção na Bolívia e políticas institucionais na educação, além de reformas que garantam um judiciário independente.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Debate e Proximidade com o Eleitorado

Na reta final da campanha, os candidatos realizarão um debate na noite deste domingo (12). A Bolívia se aproxima do dia 19 de outubro, data em que será definido o futuro do país pelos próximos cinco anos.

Autor(a):