Vice-presidente eleito, Edman Lara, agradece o povo boliviano em declaração em Santa Cruz.
O senador de centro Rodrigo Paz foi eleito presidente da Bolívia durante o segundo turno das eleições presidenciais do país, realizado neste domingo (19). Às 21 horas (de Brasília), o Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) boliviano divulgou os resultados, mostrando Paz com 54% dos votos, contra 45% do ex-presidente conservador Jorge ‘Tuto’ Quiroga. No momento, 98% das urnas já haviam sido apuradas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O próprio presidente do TSE da Bolívia, Oscar Hassenteufel, declarou que o resultado “parece ser irreversível”. Em conversa com jornalistas, o vice-presidente eleito, Edman Lara, expressou gratidão ao povo boliviano e pela oportunidade de governar a Bolívia. Lara afirmou que o momento é de união e reconciliação, marcando o fim das divisões políticas.
Lara afirmou estar pronto para ir a La Paz, junto com Rodrigo Paz, para coordenar soluções para a crise econômica que afeta a Bolívia. Uma das primeiras tarefas do novo governo será restabelecer as relações com os Estados Unidos, interrompidas desde a expulsão do embaixador americano em 2008, devido a acusações de ingerência interna durante o governo do líder indígena Evo Morales.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.