Rodovia Raposo Tavares é eleita melhor do Brasil pela segunda vez seguida!

CNT elege Rodovia Raposo Tavares como melhor do Brasil pela segunda vez, em avaliação de 544 rodovias. Saiba mais no PDF de 47MB!

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Rodovia Raposo Tavares (SP-270), que liga Ourinhos (SP) a Presidente Epitácio (SP), foi eleita a melhor rodovia do Brasil pelo segundo ano consecutivo, conforme divulgado na quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

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A avaliação está disponível na Pesquisa CNT de Rodovias 2025, em formato PDF de 47 MB. O cadastro para alertas gratuitos está disponível através do Poder360, com concordância aos termos da LGPD.

Desempenho em Ranking Nacional

O trecho de 272 quilômetros da rodovia liderou uma análise de 544 rodovias brasileiras, abrangendo um total de 114.197 quilômetros. Apenas 10% das rodovias avaliadas atingiram a pontuação máxima nos critérios técnicos estabelecidos.

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Critérios de Avaliação

A pesquisa considerou as condições do pavimento, sinalização e geometria das vias, incluindo traçado, curvas, inclinações, largura das faixas e a presença de acostamentos. A avaliação detalhada busca garantir a segurança e a eficiência do tráfego.

Fatores de Desempenho

O desempenho superior das rodovias concedidas está associado à frequência de manutenção e à previsibilidade dos investimentos. Em 2025, a pesquisa avaliou 30.130 quilômetros de estradas concedidas, representando 26,4% da extensão total analisada.

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Essas vias apresentam padrões de conservação, sinalização e geometria que superam as observadas na malha pública.

Contraste no Desempenho

Em contraste, as 10 piores rodovias do país são de gestão pública e concentram-se nas regiões Norte, Nordeste e Sul. Essas vias foram classificadas como “péssimas”, apresentando problemas de pavimento, sinalização deficiente e falhas de geometria, o que aumenta o risco de acidentes e eleva os custos do transporte.

Conclusão: Importância das Concessões

Apesar da melhora em 2025, a proporção de rodovias avaliadas como ótimas ou boas subiu de 33% para 37,9%, com 62,1% dos trechos ainda classificados como regulares, ruins ou péssimos. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) ressalta a necessidade de ampliar investimentos e avançar no modelo de parcerias com a iniciativa privada para garantir a qualidade das rodovias brasileiras.

A entidade destaca que as concessões de 2025 foram cruciais para melhorar a qualidade das rodovias, trazendo investimentos em manutenção e modernização, aumentando a segurança e o conforto dos usuários. Esse modelo complementa os esforços do poder público e garante vias melhores para o desenvolvimento do país.

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