CNT elege Rodovia Raposo Tavares como melhor do Brasil pela segunda vez, em avaliação de 544 rodovias. Saiba mais no PDF de 47MB!
A Rodovia Raposo Tavares (SP-270), que liga Ourinhos (SP) a Presidente Epitácio (SP), foi eleita a melhor rodovia do Brasil pelo segundo ano consecutivo, conforme divulgado na quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
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A avaliação está disponível na Pesquisa CNT de Rodovias 2025, em formato PDF de 47 MB. O cadastro para alertas gratuitos está disponível através do Poder360, com concordância aos termos da LGPD.
O trecho de 272 quilômetros da rodovia liderou uma análise de 544 rodovias brasileiras, abrangendo um total de 114.197 quilômetros. Apenas 10% das rodovias avaliadas atingiram a pontuação máxima nos critérios técnicos estabelecidos.
A pesquisa considerou as condições do pavimento, sinalização e geometria das vias, incluindo traçado, curvas, inclinações, largura das faixas e a presença de acostamentos. A avaliação detalhada busca garantir a segurança e a eficiência do tráfego.
O desempenho superior das rodovias concedidas está associado à frequência de manutenção e à previsibilidade dos investimentos. Em 2025, a pesquisa avaliou 30.130 quilômetros de estradas concedidas, representando 26,4% da extensão total analisada.
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Essas vias apresentam padrões de conservação, sinalização e geometria que superam as observadas na malha pública.
Em contraste, as 10 piores rodovias do país são de gestão pública e concentram-se nas regiões Norte, Nordeste e Sul. Essas vias foram classificadas como “péssimas”, apresentando problemas de pavimento, sinalização deficiente e falhas de geometria, o que aumenta o risco de acidentes e eleva os custos do transporte.
Apesar da melhora em 2025, a proporção de rodovias avaliadas como ótimas ou boas subiu de 33% para 37,9%, com 62,1% dos trechos ainda classificados como regulares, ruins ou péssimos. A Confederação Nacional do Transporte (CNT) ressalta a necessidade de ampliar investimentos e avançar no modelo de parcerias com a iniciativa privada para garantir a qualidade das rodovias brasileiras.
A entidade destaca que as concessões de 2025 foram cruciais para melhorar a qualidade das rodovias, trazendo investimentos em manutenção e modernização, aumentando a segurança e o conforto dos usuários. Esse modelo complementa os esforços do poder público e garante vias melhores para o desenvolvimento do país.
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