Rick Davies, cantor e fundador do grupo britânico Supertramp, faleceu no sábado (6) aos 81 anos, após uma batalha de mais de 10 anos contra um câncer, conforme anunciado pela banda no domingo. Davies criou, em 1969 ao lado de Roger Hodgson, o Supertramp, uma banda de rock progressivo que se tornou famosa pela grande popularidade de “Breakfast in America”, que vendeu dezenas de milhões de cópias e recebeu dois prêmios Grammy. “Ele foi a voz e o pianista por trás das músicas mais icônicas do Supertramp, deixando uma marca indelével na história do rock”, afirma a mensagem publicada na página do grupo nas redes sociais. “Seus vocais emocionantes e seu toque inconfundível no Wurlitzer se tornaram o coração do som da banda”, acrescentou o grupo.
Davies, nascido em 1944 em Swindon, no Reino Unido, faleceu em sua residência em Long Island, nos Estados Unidos, conforme divulgado pela mídia. O músico, que atuava como cantor e tecladista, compôs canções como “Goodbye Stranger” e “Bloody Well Right”. Davies era o único membro fundador do Supertramp que permaneceu na banda após a saída de Hodgson em 1983. Teoricamente, ele não possuía o direito de interpretar as músicas deste último no palco, como o sucesso “The Logical Song”.
Em 2015, o cantor comunicou o diagnóstico de mieloma múltiplo, um câncer na medula óssea, e iniciou um tratamento intensivo que levou ao cancelamento da turnê europeia do Supertramp. A batalha contra a enfermidade persistiu e a banda não retornou aos shows.
Publicado por Fernando Dias
Fonte por: Jovem Pan