Ricardo Galvão assume mandato no Congresso em defesa da ciência

Ex-diretor do Inpe, Ricardo Galvão, assume cadeira na Câmara dos Deputados após passagem pelo PL. Galvão substitui Guilherme Boulos no governo Lula

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Novo Deputado Federal Assume Cargo

Ricardo Galvão, ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), tomou posse como deputado federal na quarta-feira, 30 de maio. A mudança ocorre para substituir Guilherme Boulos (PSOL), que passou a integrar o governo Lula como ministro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio foi feito por Galvão através de uma publicação em sua conta do Instagram, onde escreveu: “Pronto para tomar posse como deputado federal”. A publicação também incluiu um vídeo em que o novo parlamentar presta o juramento de defender e cumprir a Constituição.

Durante seu período no Inpe, Ricardo Galvão enfrentou críticas e ataques do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Essas críticas se concentraram em alegações de que o instituto estava apresentando dados imprecisos sobre o desmatamento na Amazônia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Galvão respondeu às acusações e, após quatro anos no cargo, foi demitido. A decisão gerou debates sobre a autonomia da ciência e a liberdade de pesquisa.

Com a posse de Lula em 2023, Galvão retorna para liderar o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em sua rede social, ele fez referência ao período anterior, afirmando: “Em 2019, o negacionismo tentou calar a ciência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM!

Mas resistimos”.

O ex-diretor do Inpe, professor titular aposentado da USP e físico de plasmas, agora buscará defender a ciência e a pesquisa no Congresso Nacional. Sua experiência em ciência e tecnologia será fundamental para suas atividades parlamentares.

Sair da versão mobile