Planejamento Financeiro no Réveillon: Evite Juros e Multas em 2025
Com a chegada do Réveillon, o planejamento financeiro se torna uma prioridade para evitar juros e multas. Em 2025, o calendário bancário traz pontos de atenção importantes: as agências físicas fecham antes do fim do ano e o processamento de pagamentos sofre alterações. É fundamental estar atento para garantir que suas transações sejam realizadas sem problemas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cronograma de Funcionamento Bancário em 2025
Para evitar transtornos, confira o cronograma de funcionamento dos bancos em 2025. O último dia útil de dezembro é o dia 30, com atendimento normal. O dia 31 é de fechamento das agências, sem compensação de boletos ou TEDs. O feriado de 1º de janeiro de 2026 também não terá operações bancárias.
O dia 2 de janeiro de 2026 é o dia em que a compensação dos boletos pagos no dia 31 de dezembro será realizada. Boletos pagos nesse dia só serão compensados no dia 2 de janeiro do ano seguinte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Boletos e Compensação: Dicas Importantes
Desde março de 2025, o sistema de boletos no Brasil se tornou mais ágil, permitindo a liquidação no mesmo dia para pagamentos realizados até as 13h30. No entanto, boletos pagos no dia 31 de dezembro só serão compensados no dia 2 de janeiro de 2026.
Para evitar problemas, antecipe o pagamento de boletos que exigem baixa imediata para liberar serviços, como contas de consumo (água, luz, telefone) e carnês que vencem nos dias 31 de dezembro ou 01 de janeiro de 2026, podendo serem pagos no dia 02/01 sem a cobrança de juros ou multa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
Pix: A Solução para o Ano Novo
Impostos federais, estaduais ou municipais costumam ter regras próprias e, muitas vezes, exigem a antecipação do pagamento caso a data de vencimento caia em dia não útil. Para garantir que o pagamento seja identificado ainda em 2025 (para fins de balanço ou quitação imediata), utilize o Pix.
Ele funciona 24 horas por dia, inclusive no Réveillon e no feriado de Ano Novo.
