Candidatos devem realizar etapa crucial para avançar à segunda fase do exame.
Candidatos na primeira etapa da segunda edição de 2025 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2025/2) devem enviar a documentação comprobatória da formação médica entre 20 e 24 de julho. O exame foi aplicado no dia 19 de julho, em todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O diploma, certificado ou declaração que comprove a conclusão de curso de medicina deve ser enviado frente e verso por meio do Sistema Revalida, no formato PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 megabyte (MB). É necessário informar os dados da instituição de educação superior estrangeira e o ano de conclusão do curso.
O documento estrangeiro precisa ser reconhecido pelo MEC do país de origem ou órgão equivalente, além de estar autenticado pela autoridade consular brasileira. Documentos não em português, inglês, francês ou espanhol devem ser acompanhados de tradução juramentada.
Candidatos que não enviarem a documentação dentro do prazo ou que não cumprirem os requisitos estarão automaticamente reprovados. A homologação é automática para quem já enviou documentos aprovados em edições anteriores.
O resultado do recurso do documento enviado será consultado no Sistema Revalida em 17 de novembro. Caso o documento não seja aprovado, o participante poderá solicitar recurso ao Inep no prazo de 17 a 21 de novembro. O resultado final será conhecido em 5 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo do Revalida serve para avaliar a formação de brasileiros e estrangeiros que se formaram no exterior e querem exercer a medicina no Brasil. O exame é realizado em duas edições anuais e composto por duas etapas (teórica e de habilidades clínicas) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!
Autor(a):
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.